segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Fazendo o oposto

Sabe aquela música óbvia que começa de um jeito e desse mesmo jeito é que vai terminar? Pois isso é o que não acontece com o Cérebro Eletrônico, a banda do Tatá Aeroplano, que se apresentará dia 25 de outubro no TIM Festival.


A banda é caracterizada pela falta de previsibilidade. Se uma música tende ir a um caminho, eles mudam todo seu rumo. Fazem isso através de uma mistura de estilo em uma mesma melodia, que é o caso de Antropofagia, de seu álbum primeiro álbum, Onda Híbrida Ressonante (2004), que começa psicodélica, depois se transforma em hip hop e finaliza dançante. O que auxilia nesse estilo, que chega a ser inovador, é a introdução de objetos como brinquedos e ruídos.


Essa falta de compromisso com o tendencioso é mais perceptível em seu primeiro disco. Talvez por se mais agitado, mais eletrônico e com letras ousadas como a de Ar Condicionado.Para quem nunca ouviu o som dos caras , as músicas de Onda Híbrida Ressonante lembram as melodias do grande Tom Zé, sobretudo as de seu último álbum, o Danç-Êh-Sá: inusitado e atrevido.


Ao contrário do álbum anterior, o Pareço Moderno (2008) é mais pop, menos eletrônico, mais melódico, com ar de MPB e, se comparado àquele, é mais maduro. Aí você pensa: “bem, músicas assim são óbvias”. Não no caso do Cérebro Eletrônico. O CD diferente acabou sendo mais um jeito de driblar o que parecia previsível, pois escutando o segundo e primeiro disco, a impressão é que são bandas distintas.


Nesse recente lançamento se destacam a canção , que é do trabalho anterior, mas em Pareço Moderno ganha nova aparência, um toque gracioso, Os Astronautas que parece uma versão moderninha de Os Mutantes, a marchinha Portal dos Sonhos de e o pop-rock Tobogã para o Inferno.


Compensa tentar correr atrás de ingressos para o show do Cérebro Eletrônico, porque em apenas uma apresentação você tem acesso a uma diversidade de sons, ritmos e, provavelmente, você não irá se arrepender de ver Tatá Aeroplano e companhia no palco, afinal se as canções não são óbvias o show segue a mesma ideologia.


Ingresso: R$150,00

Horário: 21h

Nenhum comentário: