sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Mais uma vez Bloc Party

Você não conseguiu e nem vai conseguir assistir ao TIM Festival e ver algumas das melhores bandas da atualidade? Então você terá chance de ver outros renomados astros, porém no Planeta Terra. Dia 8 de novembro acontecerá sua 2ª edição, que contará com apresentações de bandas nacionais e internacionais, que subirão ao Main Stage e Indie Stage, e quatro DJs, que ficarão no DJ Stage.

E para explicar o que será uma parte do festival, o VerboVocoVisual resolveu comentar nessa e nas próximas publicações o que acontecerá no Main Stage, ou, simplesmente, palco principal. Lá subirão Kaiser Chiefs, Bloc Party, Offspring, Jesus and Mary Chain, Vanguart e Mallu Magalhães.

A primeira banda comentada aqui será a Bloc Party. Sim, novamente o VerboVocoVisual falará dos ingleses. Da última vez que foram citados aqui, era a respeito da apresentação no VMB, que foi um desastre, um dos piores shows vistos pela TV. Tudo a base do playback descarado. Para começar, o Kele Okereke (vocalista) não conseguia cantar acompanhando a gravação, e quando a gente achava que isso já bastava, ele cai bonito do palco enquanto tocava Banquet. E completando essa falta de respeito com o público, o baterista, Matt Tong, parecia tocar em câmera-lenta: a música corria agitadamente, e ele fora do compasso.

Mas o VerboVocoVisual é fã de Bloc Party e, sobretudo, brasileiro, não desiste nunca. Por isso acredita que no festival a banda será melhor e fará como nos shows que costumam fazer. E para você não ficar descrente da capacidade dos caras, será dado mais argumentos para você correr atrás de um ingresso e ver os ingleses.

Iniciando a argumantação, de tão boa que a banda é, conseguiu acertar no som logo de primeira. Em 2005, assim que lançaram o Silent Alarm, permaneceram por 69 semanas nas paradas britânicas. Deste trabalho se destacam o single Banquet - um rock dançante, que, mesmo com guitarra e bateria extremamente monótonas, é agradável -, e a polêmica Helicopter, que algumas pessoas entendiam como uma crítica ao presidente americano, George W. Bush. Entretanto o próprio Okereke contradisse a especulação, afirmando ter problemas em seu próprio país, por isso não teria muito sentido criticar governo de outras nações. Não só as duas faixas chamam atenção; seus respectivos clipes também impressionam: são visualmente simples, mas impactantes.

Em 2007, quando se esperava que o nível do disco pudesse cair, saiu o segundo álbum dos caras: Weekend In The City. Mantiveram a mesma qualidade do anterior. Aqui a variação de músicas agitadas e tranqüilas é equilibrada. Como sugere o título, o tema aborda a vida na cidade. Todo o discurso aqui presente, é baseado no livro “Abaixo de Zero”, do autor americano Bret Easton Ellis, que em suas histórias usa personagens jovens. Ou seja, o álbum retrata o cotidiano citadino do ponto de vista juvenil.

Aliás, a juventude de certo modo é uma preocupação da banda. E em todos seus trabalhos são temas destinados a esse público. E é por isso que nessa obra eles tratam temas como homofobia, sexo, drogas. Song for Clay (Disappear Here) retrata exatamente a mensagem que tentam passar no disco. Mas a música que mais se destacou aqui não foi essa. O sucesso da vez foi The Prayer, que. Essa música também tem um bom clipe, menos humilde que os anteriores.

Durante o período também lançaram o hit Flux, que não entrou no álbum. É uma das músicas mais graciosas do grupo e o clipe segue essa mesma tendência, através de referência às séries japonesas, como Jaspion.

E nesse ano lançaram o Intimacy, mais maduro que os trabalhos antigos, sem perder as características que vinham trazendo. Nesse disco, a monotonia da bateria é mais intensa, vibrante. Já a guitarra abandona um pouco esse modo uniforme e ganha destaque. As batidas eletrônicas, que também aparecem anteriormente, são realçadas. O destaque ficam em torno de Mercury, o primeiro hit do álbum, a alarmante Ares, e a doce Signs.

O Bloc Party se apresentará às 23h45min. Será um show de aproximadamente uma hora. Ou seja, será muito de Bloc Party, e o quarteto poderá se redimir em relação ao fiasco do que se mostrou no VMB. E se não for isso que o VerboVocoVisual diz, pode ter certeza que o nome destes ingleses nunca mais será citado aqui.

Local: Villa dos Galpões (galpão Savoy)
Endereço: Av. Nações Unidas, 20.003
Ingressos: R$130,00

Nenhum comentário: